História - ortodontia

História dos aparelhos dentários de correcção.

A procura de um "sorriso perfeito" existe desde sempre, desde outras épocas.
Pesquisadores ingleses encontraram uma múmia nas margens do rio Nilo, no Egipto. Esta múmia tinha uma tira de metal presa aos dentes tortos. Era uma espécie de aparelho dentário.

O povo Grego também aspirava ter um sorriso bonito. Hipócrates e Aristóteles mencionavam este facto em estudos e anotações. Ambos, nos seus estudos sobre o corpo humano, tentavam desenvolver a técnica de correcção de dentes. 

Aparelhos ortodônticos primitivos foram encontrados em escavações gregas e etruscas. Relatos romanos datados de 25 a.c. diziam que os dentes podiam ser movimentados pela pressão digital.


ortodontia

História da Ortodontia



A ortodontia, especialidade da medicina dentária, surgiu na Europa no século XVIII. A França era o país mais evoluído na medicina dentária.
Em 1728, Pierre Fauchard , na sua publicação " O cirurgião Dentista" esclarecia como corrigir os dentes de um paciente. Nesta obra, o autor apresenta também um pequeno engenho metálico em forma de ferradura. Esta invenção de nome "bandeau", é um dos primeiros esboços dos actuais aparelhos de ortodontia. Os dentes desalinhados eram movimentados através de fios de fibra.




Cem anos depois, o francês Gaston Delebárre criou o fio de metal que se utiliza actualmente nos aparelhos de ortodontia.
Em 1970, Lawrence F. Andrews desenvolveu o primeiro aparelho ortodôntico totalmente pré-ajustado ( straight wire). Foi um sucesso.

As técnicas evoluíram com o tempo e nos dias de hoje utilizam-se alinhadores transparentes de silicone. A ortodontia fica imperceptível. É a ortodontia invisível.